Além da sujeira normal dos sofás, ele ocupa o segundo lugar na quantidade de ácaros por grama de poeira. A pesquisa da Unicamp apontou cerca de 900 ácaros por grama de poeira existente nos sofás. Ele também costuma acumular grande quantidade de escamas da pele humana e fungos microscópicos, que fazem parte da alimentação dos Ácaros.
Você sabe o quanto de fungos e Ácaros que habitam seu Colchão???
O colchão é o local onde existe a maior concentração de ácaros em uma casa! Esta é a constatação que faz parte de um mestrado e um doutorado defendido recentemente na Unicamp. Os trabalhos concluíram também ser impossível livrar as residências desses animais microscópicos, responsáveis pelo surgimento ou agravamento de alergias respiratórias nos seres humanos.
A quantidade de ácaros em um colchão pode variar de 950 a 3.900 por grama de poeira. Na pesquisa sobre Ácaros da Unicamp foi encontrado um caso extremo onde existiam 40.000 ácaros por grama de poeira. É recomendada a adoção de práticas higiênicas capazes de reduzir a população desses aracnídeos, parentes do carrapato, para minimizar os problemas de saúde que podem causar.
Os ácaros são os principais responsáveis por mais de 80% das alergias respiratória, e por mais incrível que possa parecer podem estar presentes em todos os ambientes da nossa casa, no trabalho e não apenas entre os quartos e salas. Muita gente não sabe, mas os ácaros vivem também na cozinha e nos banheiros.
Os Ácaros em números
1 trilhão de ácaros podem ser encontrados em um colchão.
50 milhões de farelos de pele se desprendem do corpo humano todos os dias.
70 a 90 dias é o tempo de vida de um ácaro, do ovo à morte.
500 ácaros por grama de poeira já podem causar sérios problemas alérgicos.
1 milhão de ácaros! Esta é a quantia de ácaros que podem estar dentro de um saco de aspirador.
15 a 20 tipos diferentes de ácaros podem ser encontrados na poeira doméstica, de 3 a 5 tipos de ácaros vivem nos colchões e travesseiros.
Fonte: Instituto de Biologia e Zoologia da Unicamp